Diagnóstico da evasão em cursos de educação profissional por intermédio do Projeto Político Pedagógico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22167/r.ipecege.2019.5.24

Palabras clave:

alunos evadidos, permanência na escola, gestão escolar, resgate do aluno

Resumen

Abandonar a própria qualificação profissional é acabar com perspectivas de inserção no mercado de trabalho ou ainda interromper o próprio crescimento profissional. Diagnosticar e combater a evasão são ações que requerem a participação de todos os agentes escolares. Tendo em vista esse pressuposto, o objetivo deste trabalho consistiu na elaboração, por meio do Projeto Político Pedagógico, de ferramentas auxiliadoras que possam estimular a permanência dos alunos em uma instituição que promove cursos de capacitação profissional. Por intermédio de revisões bibliográficas e de aplicação de questionários com alunos que solicitaram o cancelamento de sua matrícula, bem como com docentes, coordenação e supervisão escolar, foi possível estabelecer alguns dos fatores preponderantes que estão relacionados à evasão escolar da instituição de ensino foco da pesquisa. Os resultados indicam que aproximadamente 50% dos alunos que se matriculam no ensino profissional realizaram o cancelamento de sua matrícula, justificado por dois tipos de fatores, internos e externos à escola, mas que em ambos os motivos se constatou que o colégio pode contribuir na promoção de meios que efetivem a profissionalização e conclusão do aluno no curso escolhido. O estreitamento de relações entre educandos e agentes escolares, priorizando o diálogo e estabelecendo estruturas favoráveis a permanência do aluno, é um dos conceitos básicos do Projeto Político Pedagógico, que elaborado coletivamente, resulta em uma escola colaborativa e acessível à comunidade, diminuindo assim a evasão dos alunos. 

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Citas

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Publicado

2019-03-22

Cómo citar

Deganut, R. G., & da Silva, T. (2019). Diagnóstico da evasão em cursos de educação profissional por intermédio do Projeto Político Pedagógico. Revista IPecege, 5(1), 24–33. https://doi.org/10.22167/r.ipecege.2019.5.24

Número

Sección

Artigo Original - Educação