Impacto econômico do uso racional de papel nas avaliações de uma escola em Barueri, SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22167/r.ipecege.2019.5.19

Palavras-chave:

avaliação escolar, gestão escolar, papel sulfite, sustentabilidade

Resumo

As instituições de ensino são grandes consumidoras de papéis em suas atividades. Há o interesse das escolas em diminuir o seu uso, devido às questões ambientais e econômicas, pois o desperdício é oneroso. Uma das estratégias para a redução no uso é realizar mudanças na formatação e impressão dos documentos. O objetivo desse trabalho foi analisar o impacto econômico no uso de papel sulfite nas avaliações trimestrais e semestrais, com a obrigatoriedade da impressão frente e verso e formatação padrão (fonte Times New Roman 12 e texto em duas colunas), em uma instituição de ensino pública no município de Barueri, estado de São Paulo. Com essa obrigatoriedade, houve uma economia de 17.536 sulfites e com isso a instituição economizou R$ 1.363,86, portanto houve diminuição no custo de 55,85% quando comparada à impressão apenas em uma face do papel. A economia gerada possibilitou a implantação de cartões para a correção das avaliações, sem nenhum custo para a instituição, por 2,3 anos letivos. Uma simples mudança na forma da impressão, que depende apenas do uso da impressora e de um trabalho de conscientização dos educadores da instituição, trouxe benefícios econômicos. Além dos impactos econômicos e educacionais, o modelo de impressão adotado alinha a instituição às preocupações ambientais atuais.

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Biografia do Autor

André Luís Fernandes do Santos, Fundação Instituto de Educação de Barueri.

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo (2000), mestrado em Clínica Veterinária pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professor PEB III da Fundação Instituto de Ensino de Barueri, no curso de Análises Clínicas, nas disciplinas de Morfofisiologia Humana, Bioquímica, Patologia e Biologia Molecular. Tem experiências nas áreas de Medicina Veterinária (Clínica Médica Veterinária de cães e gatos e Bioterismo) e Biologia Molecular.

Roberta Leopoldo Ferreira, Esalq-USP

Engenheira Agrônoma formada na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Mestre Agronomia (Sistemas de Produção) pela mesma Unidade. Doutora em Ciências pela ESALQ/USP no programa da fitotecnia. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Produção e Tecnologia de Sementes, Melhoramento Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: fitotecnia e genética quantitativa.

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Publicado

2019-03-22

Como Citar

Fernandes do Santos, A. L., & Ferreira, R. L. (2019). Impacto econômico do uso racional de papel nas avaliações de uma escola em Barueri, SP. Revista IPecege, 5(1), 19–23. https://doi.org/10.22167/r.ipecege.2019.5.19

Edição

Seção

Artigo Original - Educação