Preferencias por sellos de calidad y los impactos de las informaciones en la compra de leche UHT
Latent class analysis: preferences toward UHT milk with different quality stamps
DOI:
https://doi.org/10.22167/2675-441X-2023646Palabras clave:
Dracena, experimento de escolha discreta melhor-pior do caso 3, impacto da informação, parcela de comercialização, segmentos de mercadoResumen
O objetivo desta pesquisa foi estudar a heterogeneidade das preferências dos consumidores em Dracena/SP por selos de qualidade do leite “Ultra High Temperature” (UHT): SENAF da Agricultura Familiar, SENAF Quilombos do Brasil, Produto Orgânico Brasil e “Fairtrade”; e por parcelas de comercialização recebidas pelos produtores rurais, através da análise de classes latentes (ACL). Por conta do baixo nível de conhecimento da população sobre estes atributos, a pesquisa avaliou o impacto das informações sobre os selos de qualidade e parcelas de comercialização nas escolhas dos consumidores. Desta forma, realizaram-se entrevistas a pessoas em locais públicos da cidade, de abril a junho de 2018. Os consumidores expressaram suas preferências através de um experimento de escolha discreta de melhor-pior (EEDMP) do caso 3 ou multiperfil, e os dados foram analisados pelo análise de classes latentes. No total, 257 consumidores participaram do estudo. Os resultados mostraram que existiam dois segmentos de mercado, tanto antes como depois dos consumidores receberem informações sobre os selos de qualidade e parcelas de comercialização. As informações não tiveram influência significativa nas preferências de 140 consumidores (54,47%), porém 81 consumidores (31,51%) passaram a valorizar mais os selos SENAF Quilombos do Brasil e “Fairtrade”, e 35 consumidores (13,61%) passaram a ter mais satisfação com a certificação do SENAF e se tornaram menos sensíveis aos preços de varejo do leite UHT.
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