Responsabilidad social empresarial: Impacto del Proyecto Pescar en una multinacional del interior de São Paulo
Corporate social responsibility: impact of the Pescar Project on the community and a quantile regression approach
DOI:
https://doi.org/10.22167/2675-441X-2024703Palabras clave:
contribuição voluntária das empresas, desempenho corporativo, modelo de regressão, programas sociaisResumen
Criar valor social tem se tornado uma potencial estratégia de negócios para as empresas, podendo representar um papel significativo no desempenho corporativo (DC). Este trabalho teve como objetivo analisar a evolução transformadora na vida profissional e pessoal de participantes do Projeto Pescar em uma multinacional referência no setor sucroenergético, no interior do estado de São Paulo, e, em paralelo, fazer uma abordagem da relação entre a responsabilidade social corporativa (RSC) e o DC utilizando a regressão quantílica. Este estudo acompanhou a evolução de uma turma do Projeto Pescar na disciplina de matemática, através de questionários aplicados de fevereiro de 2021 a fevereiro de 2022, com o período de um ano entre as aplicações; ao mesmo tempo, devido a achados inconsistentes de pesquisas anteriores e às limitações das regressões por mínimos quadrados, utilizou-se a regressão quantílica para analisar a relação entre a RSC e o DC, para verificar o impacto no modelo de negócio das empresas financiadoras de projetos sociais. Essa regressão foi realizada a partir de dados de 321 empresas listadas na bolsa de valores oficial do Brasil. Os jovens pescares, como eram chamados os participantes do projeto, apresentaram profundas transformações em nível pessoal e profissional. Na disciplina de matemática, o desempenho dos discentes aumentou em 370%, e a regressão quantílica mostrou que o envolvimento em atividades de RSC teve um impacto positivo no DC. Portanto, foi possível concluir que a RSC pareceu beneficiar as empresas, além de proporcionar uma mudança positiva na vida dos jovens participantes dos programas sociais.
Citas
Porter, M.E.; Kramer, M.R. 2011. Creating shared value. Harvard Business Review 89(1/2): 62-77.
Schramm, M. 2017. How the (business) world really works. Business metaphysics & “creating shared value”. p. 81-117. In: Wieland, J. (ed.). Creating Shared Value – Concepts, experience, criticism. 1ed. Springer, Cham, Germany. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-48802-8_6. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-48802-8_6
Wieland, J. 2017. Shared Value – Theoretical implications, practical challenges. p. 9-26. In: Wieland, J. (ed.). Creating Shared Value – Concepts, experience, criticism. 1ed. Springer, Cham, Germany. https://doi.org/10.1007/978-3-319-48802-8_2. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-48802-8_2
O'Connor, A.; Meister, M. 2008. Corporate social responsibility attribute rankings. Public Relations Review 34(1): 49-50. https://doi.org/10.1016/j.pubrev.2007.11.004. DOI: https://doi.org/10.1016/j.pubrev.2007.11.004
Kang, H.H.; Liu, S.B. 2014. Corporate social responsibility and corporate performance: a quantile regression approach. Quality & Quantity: International Journal of Methodology 48(6): 3311-3325. https://doi.org/10.1007/s11135-013-9958-6. DOI: https://doi.org/10.1007/s11135-013-9958-6
Jha, A.; Cox, J. 2015. Corporate social responsibility and social capital. Journal of Banking & Finance 60: 252-270. https://doi.org/10.1016/j.jbankfin.2015.08.003. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jbankfin.2015.08.003
Sanchez‐Torné, I.; Moran‐Álvarez, J.C.; Perez‐López, J.A. 2020. The importance of corporate social responsibility in achieving high corporate reputation. Corporate Social Responsibility and Environmental Management 27(6): 2692-2700. https://doi.org/10.1002/csr.1993. DOI: https://doi.org/10.1002/csr.1993
Pereira, G. C.; Zuffo, S.; Moura, E. G. Juventudes e qualidade de vida. 2019. Pesquisas e Práticas Psicossociais 14(2): 1-9.
Schuler, D.A.; Cording, M. 2006. A corporate social performance-corporate financial performance behavioral model for consumers. Academy of Management Review 31(3): 540-558. http://dx.doi.org/10.5465/AMR.2006.21318916. DOI: https://doi.org/10.5465/amr.2006.21318916
Bussab, W.O.; Morettin, P.A. 2010. Estatística Básica. 6ed. Saraiva, São Paulo, SP, Brasil.
Shen, C.H.; Chang, Y. 2009. Ambition versus conscience, does corporate social responsibility pay off? The application of matching methods. Journal of Business Ethics 88: 133-153. https://doi.org/10.1007/s10551-008-9826-9. DOI: https://doi.org/10.1007/s10551-008-9826-9
Cao, J.; Liang, H.; Zhan, X. 2019. Peer effects of corporate social responsibility. Management Science 65(12): 5487-5503. https://doi.org/10.1287/mnsc.2018.3100. DOI: https://doi.org/10.1287/mnsc.2018.3100
Coelho, D.M.; Camelo, L.V.; Giatti, L.; Chor, D.; Guimarães, J.M.N.; Mill, J.G.; Ribeiro, A.L.P.; Brant, L.C.C.; Barreto, S.M. 2019. Racial differences in the association between early socioeconomic position, birth weight, and arterial stiffness in adults from ELSA-Brasil. Annals of Epidemiology 34: 45-51. https://doi.org/10.1016/j.annepidem.2019.03.007. DOI: https://doi.org/10.1016/j.annepidem.2019.03.007
Yazici, B; Yolacan, S. 2006. A comparison of various tests of normality. Journal of Statistical Computation and Simulation 77(2): 175-183. https://doi.org/10.1080/10629360600678310. DOI: https://doi.org/10.1080/10629360600678310
Hanusz, Z.; Tarasinska, J.; Zielinski, W. 2016. Shapiro-Wilk test with known mean. REVSTAT – Statistical Journal 14(1): 89-100. https://doi.org/10.57805/revstat.v14i1.180.
Mee, R.W.; Chua, T.C. 1991. Regression toward the mean and the paired sample t test. The American Statistician 45(1): 39-42. https://doi.org/10.1080/00031305.1991.10475763. DOI: https://doi.org/10.1080/00031305.1991.10475763
Assunção, M.V.D.; Araújo, A.G.; Almeida, M.R. 2019. O background familiar e sua influência no acesso ao Ensino Técnico Profissional. Revista de Administração Pública 53(3): 542-559. http://dx.doi.org/10.1590/0034-761220170352. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-761220170352
Couri, C. Nível socioeconômico e cor/raça em pesquisas sobre efeito-escola. 2010. Estudos em Avaliação Educacional 21(47): 449-472. https://doi.org/10.18222/eae214720102458. DOI: https://doi.org/10.18222/eae214720102458
Souza, C.; Paiva, Faces da juventude brasileira: entre o ideal e o real. 2012. Estudos de Psicologia 17(13): 353-360. https://doi.org/10.1590/S1413-294X2012000300002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2012000300002
Maciel, F. 2019. Exclusão ou desfiliação social? Robert Castel e uma sociologia política para a periferia do capitalismo. Terceiro Milênio: Revista Crítica de Sociologia e Política 12(1): 94-108.
Santos, H.S. 2021. Pobreza e identidade: a construção do autoconceito de indivíduos periféricos. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro 1(1): 1-11. DOI: https://doi.org/10.17648/2178-6925-v1-2021-16
Camacho Bonilla, N.M.; Ordoñez León, J.C.; Roncancio Ariza, M.H.; Vaca Vaca, P. 2017. Convivencia escolar y cotidianidad: una mirada desde la inteligencia emocional. Revista Educación y Desarrollo Social 11(1): 24-47. http://dx.doi.org/10.18359/reds.2649. DOI: https://doi.org/10.18359/reds.2649
Silva, I.C.P.; Cunha, K.C.; Ramos, E.M.L.S.; Pontes, F.A.R.; Silva, S.S.C. 2019. Estresse parental em famílias pobres. Revista Psicologia em Estudo 24: e40285. https://doi.org/10.4025/1807-0329e40285. DOI: https://doi.org/10.4025/psicolestud.v24i0.40285
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Quaestum
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.