Barreiras e oportunidades para escolha do modelo de canal da agroindústria brasileira de fertilizantes
DOI:
https://doi.org/10.22167/2675-441X-20220606Palabras clave:
agronegócio, cadeia de suprimentos, estratégia, modelo de canais, volume-variedadeResumen
Diante da dimensão do agronegócio brasileiro e da oportunidade gerada pela aproximação da agroindústria de insumos do campo, este artigo, baseado na literatura disponível, investigou as motivações e dificuldades encontradas pelos “stackholders” quanto a sua estratégia de acesso ao mercado, criando a hipótese de construção de uma matriz de volume-variedade de canais como método capaz de prover “inputs” aos “experts” de “supply chain” e demais áreas estratégicas. Este artigo sugere que o modelo “omni-channel“ tende a gerar vantagens competitivas relevantes para a cadeia. Ademais, avaliou-se a contribuição individual de cada modelo de canal (“single-“; “dual-“; “multi-“; “cross-“; e “omni-“) nas operações “upstream” e “downstream” de negócios, gerando diferentes “insights” e oportunidades de melhoria de processos, como a inclusão de plataformas on-line de vendas e a integração e coleta de dados entre os canais de vendas e distribuição, em benefício do cliente. No entanto, a escolha do modelo exige uma reflexão por parte dos especialistas no qual pretende-se chegar com a implementação ou o porquê da mudança, migração do modelo. Por fim, o artigo propôs como artifício, o uso de pesquisa qualitativa de estudo de caso como metodologia científica de validação dos resultados e aprofundamento do estudo.
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