Infraestrutura e priorização do nível de criticidade das escolas de tempo integral de um Estado Brasileiro
Infrastructure and prioritization of the criticality level of full-time schools in a Brazilian State
DOI:
https://doi.org/10.22167/2675-441X-2023647Palabras clave:
estimativa de custo, infraestrutura escolar, priorizaçãoResumen
As escolas de tempo integral (ETI) são políticas públicas centradas no projeto de vida dos estudantes. A infraestrutura escolar é um fator determinante para garantia da sua boa execução, assegurando a oferta de educação de qualidade, além de interferir diretamente em parâmetros como evasão escolar; por isso, um bom direcionamento de recursos destinados à realização de intervenções nas dependências físicas escolares se mostra um fator fundamental. O objetivo deste trabalho foi elaborar critérios para priorização na intervenção na infraestrutura das ETI, a partir do seu nível de criticidade, e estimar os custos. A metodologia aplicada teve base na utilização da abordagem “design thinking” para análise das variáveis que seriam utilizadas em toda a análise e criação de pesos para priorização. Após esse passo, foi utilizada uma abordagem preditiva, usando as etapas descritas no Guia PMBOK, com o gerenciamento do escopo, do cronograma e dos “stakeholders”. Para a visualização e apresentação dos resultados, além dos instrumentos comuns de apresentação e de planilha, foi utilizado o “software Power BI”, visando fornecer uma solução dinâmica e com usabilidade. Pode-se concluir que a análise possibilitou a criação de ferramentas capazes de auxiliar e tornar claro o processo de priorização das escolas que receberão intervenções, embasadas em dados qualitativos e quantitativos do nível de criticidade de cada um dos ambientes e em critérios estabelecidos a partir da opinião de diversos atores, bem como de fornecer uma estimativa de custos dessas intervenções, garantindo um direcionamento de recursos eficiente.
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